Deu erro no SPED Veja como corrigir “Ocorreu erro 5 do Windows ao carregar o Java VM”


Você já deve se deparado com essa mensagem “Ocorreu erro 5 do Windows ao carregar o Java VM

quando foi abrir SPED Fiscal (EFD ICMS – IPI), mais não se preocupe que vamos lhe dar uma dica que vai acabar com seu desespero.

Essa solução infalível, que é executar pelo CMD, seguindo os estes passos:

1 – Abra a pasta onde está localizado o instalador do SPED (maioria das vezes é “C:\Program Files (x86)\Programas_SPED\Fiscal2”), segure a tecla SHIFT do seu teclado e clique com o botão direito do mouse sobre um espaço vazio da pasta sem ter icone, arquivo ou pasta selecionado, irá aparecer aquelas opções comuns do botão direito. Entre as opções estará “Abrir janela de comando aqui” clique nela e então a janela do prompt de comando CMD irá abrir.

Screenshot_1

2 – Digite ou cole o nome do arquivo executável que está com erro, por exemplo PVA_EFD_w32-2.2.4.exe (sem se esquecer do “.exe”) escreva o comando LAX_VM, e por ultimo o caminho para o executável Java. “C:\Program Files\Java\jre1.8.0_73\bin\java.exe”.
O caminho do executável Java sempre fica em “Program Files” ou “Program Files(x86)” ou “Arquivos de Programas” ou “Arquivos de Programas(x86)”, etc. Para obter esse caminho nesse formato basta encontrar o executável “java.exe” dentro da pasta bin e selecionar ele, Segurar a tecla SHIFT do seu teclado clicar com botão direito do mouse sobre o executavel e selecionar a Opção “Copiar como caminho”. Feito isso basta colar o caminho dentro do CMD e dar enter.
Feito tudo isso o comando dentro do CMD deverá ser algo parecido com: C:\Users\Diego\Downloads\PVA_EFD_w32-2.2.4.exe LAX_VM “C:\Program Files\Java\jre1.8.0_73\bin\java.exe”

depois de digitar o comando der Enter

Screenshot_2

3 – Instalar o SPED normalmente.

Obs.: o nome do executável do SPED, o caminho do executável do SPED e o caminho do JAVA podem ser diferentes em seu computador.